Lei do Minuto Seguinte: Manaus tem locais de suporte a vítimas de violência sexual

A “Lei do Minuto Seguinte” obriga os hospitais a atenderem as vítimas logo após sofrerem as agressões, para que recebam medicamentos necessários para a prevenção de doenças e gravidez, por exemplo. Uma lei estadual, publicada no mês passado, torna obrigatória a divulgação da Lei Federal nº 12.845/2013, em locais de fácil visualização do público.

A partir deste ano, o Amazonas passa a contar com uma campanha anual voltada a divulgação deste direito. A iniciativa se soma às campanhas Maio Laranja e 18 de Maio, referente ao Dia Mundial de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A intenção é promover uma reflexão crítica sobre toda e qualquer forma de violência, seja física, simbólica ou psicológica. Estão previstas ações de conscientização, eventos e divulgação de material publicitário, como apontou o secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente, Ernandes Herculano.

Há ainda ações previstas para no interior do Estado. O intuito é facilitar o acesso ao atendimento inicial e propagar informações. Em Manaus, o suporte a vítimas é oferecido nos dois Savvis – Serviços de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, localizados na maternidade Moura Tapajóz e Instituto da Mulher Dona Lindu.

As vítimas de violência sexual são enquadradas como caso agudo; que corresponde aos casos com até 72 horas do ocorrido; e crônico; referente aos pacientes que procuram o serviço depois das 72 horas da ocorrência do fato. A enfermeira Poliane Chaves, do Instituto da Mulher Dona Lindu explica como funciona o atendimento.

Os exames laboratoriais são feitos na entrada da paciente e repete-se com duas semanas, seis semanas, três meses e seis meses. A repetição dos exames ocorre porque existem vírus e bactérias que ficam incubados, e só se manifestam posteriormente.

 

Locais de atendimento:

  • Savvis Dona Lindu – atendimento somente para mulheres

Telefone: (92) 3643-8100

  • Savvis – Maternidade Moura Tapajóz – atendimento ofertado para homens e mulheres em qualquer faixa etária, em especial crianças e adolescentes

Telefone: (92) 3216-8767

 

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação