A lancha Lima Abreu, de transporte de passageiros, naufragou por volta das 13h desta sexta-feira (13/02) nas proximidades do Encontro das Águas, em Manaus. A Capitania dos Portos informou que 72 pessoas foram resgatadas com ajuda de outros barcos.
Há informações preliminares sobre dois mortos, mas ainda não há desaparecidos. A lancha saiu de Manaus com destino ao município de Nova Olinda do Norte, no Rio Madeira, no Sul do Amazonas. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram os passageiros no meio do rio com coletes salva-vidas jogados por tripulantes e passageiros de outras embarcações que passavam pelo local.
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que enviou 25 socorristas, três lanchas, oito viaturas e uma ambulância do SAMU para socorrer as vítimas.
A empresa de navegação Lima de Abreu divulgou nota em que afirma que apura as causas do naufrágio, mas não informa o número total de passageiros. Confira a nota na íntegra.
A empresa Lima de Abreu e Navegações, responsável pela embarcação Lima de Abreu XV, vem
a público manifestar seu mais profundo pesar pelo trágico naufrágio ocorrido nesta sexta-feira,
13 de fevereiro de 2026, no Estado do Amazonas.Desde o primeiro momento, foram adotadas todas as providências emergenciais cabíveis. A prioridade absoluta da empresa tem sido prestar integral assistência às vítimas e aos seus familiares, oferecendo todo o suporte necessário neste momento de imensa dor. A embarcação encontrava-se devidamente regular, com documentação válida, inspeções atualizadas e operando em conformidade com as normas da navegação.
As circunstâncias do acidente estão sendo rigorosamente apuradas pelas autoridades competentes, especialmente pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, vinculada à Marinha do Brasil, com as quais a empresa colabora de forma plena, transparente e contínua.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança da navegação, com a transparência e com o respeito à vida. Permanecemos à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos necessários, aguardando a conclusão das investigações técnicas.
Neste momento, nos solidarizamos com as famílias e amigos das vítimas.
Manaus (AM), 13 de fevereiro de 2026.
Lima de Abreu e Navegações
A Marinha informou também que está com equipe no local e que uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste sobrevoa a área para localização e resgate dos passageiros e apuração inicial do acidente. Confira a nota.
COM9DN_NOTA_À_IMPRENSA 13FEV2026
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Estado de Saúde (SES-AM) comunicou que uma das vítimas do naufrágio ocorrido próximo ao Encontro das Águas foi recebida no Pronto Socorro da Criança da Zona Leste, unidade que integra o Complexo Hospitalar Leste (CHL), mas já chegou sem vida ao hospital.
Com informações Assessoria
Fotos e Vídeos: Reprodução