LabVerde promove imersão artística na Amazônia: diferentes experimentações musicais e visuais

O programa LabVerde visa estimular o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a natureza, arte e cultura. Criado pela Manifesta Arte e Cultura em cooperação com o Inpa – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, a nona edição está com edital Labsonora aberto. A iniciativa propõe uma residência na Floresta Amazônica em parceria com o Festival Se Rasgum, voltado para artistas da música e da área visual da região da Amazônia Legal.

A imersão tem foco na criação artística com debates construtivos e um time de especialistas, pesquisadores do Inpa, que instigarão a interpretação do ecossistema Amazônico, procurando apontar o papel da arte na conscientização socio-ambiental. A residência inclui uma série de discussões, workshops, palestras e apresentações artísticas para aprofundar o conhecimento sobre a diversidade sociobiológica da região. Como explica a Lilian Fraiji, diretora do LabVerde e curadora do LabSonora.

Os interessados terão até o dia 17 de julho para se inscrever no site do LabVerde. No total, serão 10 selecionados. Os artistas selecionados receberão passagem, alimentação, formação na área de arte e ecologia e hospedagem em barco e na cidade de Manaus. O evento ocorre no período de 22 de setembro a 1 de outubro de 2022.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação