Justiça suspende shows de mais de meio milhão em Urucurituba, após ação movida pelo MPAM

O município enfrenta carências nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

A Justiça do Amazonas suspendeu na noite da quarta-feira 03/07, os shows dos artistas Manu Batidão e Nadson Ferinha, que iriam se apresentar na 19ª Festa do Cacau, em Urucurituba. A decisão foi proferida após o Ministério Público do Estado do Amazonas – MPAM entrar com uma ação pedindo o cancelamento dos shows que custariam R$ 640 mil aos cofres públicos do município.

Segundo o promotor de Justiça, Kleyson Nascimento Barroso, a cidade de Urucurituba enfrenta precariedades nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.

A ação foi motivada, após a realização de visitas da promotoria a unidades de saúde do município, onde foi constatada falta de medicamentos e itens básicos, e a escolas, onde há falta de merenda adequada. Ainda segundo o promotor, a Justiça entendeu que a verba que seria usada para financiar os shows, deve ser aplicada em áreas prioritárias.

O juiz Eduardo Alves Walker determinou que a Prefeitura de Urucurituba e as empresas contratadas, suspendam imediatamente os shows. O magistrado ressaltou, que a verba destinada aos eventos, deve ser direcionada para as áreas de infraestrutura, saúde, educação e saneamento básico.

Em caso de descumprimento da ordem judicial, a Prefeitura de Urucurituba terá que pagar multa de R$ 500 mil. Os artistas e produtores terão que devolver os valores já pagos, acrescidos de uma multa de 50% sobre o valor contratado. A decisão também autoriza o uso de força policial para garantir o cumprimento da ordem, incluindo a apreensão de equipamentos musicais, caso seja necessário.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar