A tecnologia é uma aliada para a realização de muitos serviços no século XXI. Em ano eleitoral a ferramenta se mostra primordial para garantir o acesso e resolução de demandas com a justiça.
O aplicativo oficial da Justiça Eleitoral, o e-Título, por exemplo, substitui o título de eleitor em papel e reúne, no celular, funções que antes exigiam ida ao cartório eleitoral. Gratuito e disponível para smartphones e tablets, o e-Título pode ser utilizado por eleitores com situação regular ou suspensa, tornando o atendimento mais rápido e prático.

O chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Rômulo Máximo, destaca que o uso do e-Título é seguro, já que o aplicativo exige senha e autenticação, o que reduz riscos.
O aplicativo também permite a consulta ao local de votação, com informações sobre zona, seção e endereço, além de um mapa com a localização do local.
O TRE Amazonas orienta que o eleitor baixe ou atualize o aplicativo com antecedência. Para o primeiro acesso é necessário conexão segura com a internet. Após o login inicial, o e-Título pode ser utilizado normalmente, mesmo sem acesso à rede.
Em 2026, mas precisamente no dia 4 de outubro, os brasileiros vão às urnas para escolher quem vai ocupar os cargos de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Caso necessário, o segundo turno está marcado para 25 de outubro.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação TRE/AM