Justiça Eleitoral disponibiliza “cola” para eleitores levarem no dia da votação

Com a eleição cada vez mais próxima, muitas são as dúvidas do eleitor na hora de votar. Para isso, vamos te contar como será no dia 2 de outubro: o eleitor deve se dirigir ao mesário para entregar os documentos de identificação, após a etapa de verificação dos dados, o eleitor pode votar.

Justiça eleitoral disponibiliza “cola” para eleitores levarem no dia da votação; documento deve ser impresso e levado em papel, já que o porte de celular é proibido.

Justiça eleitoral disponibiliza “cola” para eleitores levarem no dia da votação; documento deve ser impresso e levado em papel, já que o porte de celular é proibido.

Primeiro para Deputado Federal, depois Deputado Estadual em seguida Senador, Governador e Presidente da República, como explica o chefe da 2° zona eleitoral do TRE Amazonas, Ruy Wanderley.

O tempo médio de votação na urna eletrônica é de aproximadamente 48 segundos, mas pode variar de eleitor para eleitor, e nesse momento diante da urna eletrônica, é essencial a ajuda de uma “cola eleitoral’’.

No folheto de impressão, os eleitores poderão incluir o número das candidaturas que optarem para o pleito. A anotação deve ser levada em papel no dia 2 de outubro, primeiro turno das eleições, e no dia 30 de outubro, em um eventual segundo turno. Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que as pessoas devem entregar o celular aos mesários na hora da votação.

Em 2022 há algumas novidades, dentre elas, a tradução em Libras disponível na cabine, além de que o horário para votação em Manaus agora passa a ser de 7 horas da manhã às 4 horas da tarde, e em 11 municípios de 6 da manhã às 3 horas da tarde sendo: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença, e Jutaí.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar