A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realiza, a partir desta terça-feira (04), uma série de atividades para conscientização sobre a campanha ‘Junho Violeta’, com o objetivo de reforçar os direitos e combater a violência contra as pessoas idosas. A campanha tem como base o Estatuto do Idoso.
O tema da campanha será ‘Sensibilizar para Proteger’. Ao longo do mês, serão tratados temas como canais de denúncia, identificação de violência, humanização do atendimento, cuidados necessários com a pessoa idosa e direitos de quem tem 60 anos ou mais, entre outros temas.
O combate à violência aos idosos abrange todas os tipos de agressão, que vão desde a violência física como a psicológica, negligência, abandono, violência institucional, patrimonial, sexual e discriminação.
Segundo a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, a campanha tem a função de levar informação para a população.
“Um movimento como o Junho Violeta é um meio de levar mais informação, reduzir preconceitos e proteger as pessoas idosas”, destacou.
Em 2023, a Sejusc registrou 1.361 casos de violência. As principais violações de direitos são: negligência, agressão psicológica, abuso financeiro e maus tratos.
Os números apontam que foram registrados uma média de 3 casos de violência por dia. Entre os agressores, os filhos são os principais algozes e, quanto às vítimas, as mulheres idosas constituem a maior parte.
Principais atividades
– Abertura Junho Violeta – 04/06 (terça feira), das 8h-12h, com o tema ‘Sensibilizar para proteger’;
– Jornada pelos Direitos no projeto EnvelheSer 60+ – 06 a 20 de junho, sempre de 8h às 17h, com grupos de idosos da cidade;
– Conversa com estudantes da Escola Estadual Elisa Bessa com o grupo Longevidade Ativa – 07 de junho, de 15h às 17h;
– Início da Operação Virtude, com visitas domiciliares,da equipe Psicossocial do CIPDI, a partir do dia 10 de junho;
– Visita à fábrica Componel, com palestra sobre envelhecimento – 13 de junho, das 7h30 às 08h30;
– Em parceria com o Amazonas Shopping será feita palestra sobre “Empreender no Envelhecer” entre os dias 24 e 28 de junho, das 13h às 17h;
– Encerramento da campanha Junho Violeta em Maués, no dia 28 de junho.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação