No Amazonas, cerca de 260 pessoas devem ser diagnosticadas com câncer na região de cabeça e pescoço, neste ano, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Neste mês, é celebrado o Julho Verde, campanha de conscientização para reforçar o cuidado e prevenção ao câncer na região da cabeça e pescoço, que compreende boca, lábios, língua e palato, amígdalas, laringe, tireoide e também o câncer de pele, como explica o gerente do serviço de Cabeça e Pescoço da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado (FCecon), cirurgião Felipe Jezini.
Este ano, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e a Associação de Câncer de Boca e Garganta escolheram o tema “Desperte a Esperança, Venha para o Julho Verde”.
Fatores de risco
Tabagismo e ingestão excessiva de bebidas alcoólicas são alguns dos fatores de risco para desenvolver a doença. Além do Papilomavírus Humano (HPV) que também está associado a esse tipo de câncer.
Sinais
São sintomas do câncer de cabeça e pescoço aftas, feridas na boca, rouquidão e dor de garganta que não param em 15 dias. Além disso, podem aparecer nódulos na região.
Ao aparecimento de quaisquer desses sinais, o cidadão precisa procurar ajuda médica em uma unidade de saúde básica, para ser avaliado, orientado e encaminhado para exames.
Fonte: FCecon
Foto: Divulgação