COP 30: Jovens do AM se reúnem para reforçar o diálogo em prol do meio ambiente

A 6ª Conferência Infantojuvenil realizada pela Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Amazonas, em colaboração com o Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) mobilizou escolas de todo o Amazonas com o objetivo de selecionar estudantes delegados para representar o estado na etapa nacional da conferência.

Na ocasião, práticas sobre sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente nortearam os debates. Ao todo, foram 95 projetos de Escolas Estaduais e Municipais sobre práticas sustentáveis expostos ao público presente.

Iniciativas desta natureza possuem impacto no comportamento dos estudantes em relação ao meio ambiente, transformando-os por meio da educação ambiental nas escolas, como destaca a secretária de Educação, Arlete Mendonça.

A aluna Verônica Soraya, 14, da Escola Estadual Prof. Vicente Geraldo de Mendonça Lima, de Itacoatiara participou da etapa estadual da conferência com o projeto “Sexta sociocultural: Regenerar o ambiente, cuidar da mente”. A aluna criou um espaço periódico na escola com o objetivo de promover bem-estar emocional, valorização cultural, convivência pacífica e reconexão com a natureza.

A conferência faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em Belém (PA). Nesta etapa estadual foram selecionados 17 estudantes, entre rede estadual e municipal de educação, que representarão o Amazonas como delegados na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, a ser realizada entre os dias 6 e 10 de outubro de 2025 em Brasília (DF).

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Eliton Santos/Semed

  • Sakuratoto