A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) convoca as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, já vacinados com a primeira dose contra a dengue para receber a dose de reforço, após o intervalo mínimo de três meses da primeira aplicação. A vacina está disponível em 55 unidades da rede básica, distribuídas por todas as zonas da capital, tanto para início do esquema vacinal como para reforço.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a lista de unidades de saúde que dispõem da vacina contra a dengue inclui estabelecimentos de horário ampliado, que atendem das 8h às 20h, e também aos sábados pela manhã, como forma de facilitar o acesso de pais e mães que trabalham ou estudam em período integral. Para consultar a lista completa, com endereços e horários de funcionamento, basta acessar https://bit.ly/salasvacinaqdenga.
A criança ou adolescente que está recebendo a primeira dose deverá permanecer no posto de saúde de 15 a 30 minutos, para observação. Para a dose de reforço, não há essa necessidade, assinala a secretária.
O imunizante deve ser aplicado de forma isolada, com intervalo de pelo menos 30 dias das vacinas da Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral, e de 24 horas, para as demais do calendário básico.
A vacinação contra a dengue iniciou em Manaus no dia 22 de fevereiro, sendo inicialmente dirigida a crianças de 10 e 11 anos, e mais tarde ampliada para todo o público de 10 a 14 anos, faixa etária definida pelo Ministério da Saúde. A meta é imunizar mais de 146 mil crianças e adolescentes, o correspondente a 90% da população-alvo da estratégia.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação