Jovens da Amazônia Legal debatem sobre a criação de soluções inovadoras e sustentáveis

Mais de 100 jovens de todos os estados da Amazônia Legal participam de uma intensa imersão de debates para a criação de soluções inovadoras e sustentáveis durante o UNLEASH Amazon Innovation Lab, em Manaus. Este é um programa que visa capacitar jovens para enfrentar os desafios reais de suas comunidades e desenvolver soluções escaláveis, inovadoras e sustentáveis.

Esta é a primeira edição do UNLEASH realizada nas Américas. As edições anteriores ocorreram na Groenlândia, Dinamarca, Singapura, China, Índia e Ruanda. O evento reúne participantes de comunidades tradicionais, como ribeirinhos, indígenas e quilombolas, vindos de todos os estados da Amazônia Legal, que inclui Amazonas, Acre, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. Participantes de áreas urbanas desses estados também estão incluídos no programa.

O Igor Ribeiro é um jovem quilombola do Maranhão, está participando do debates de Proteção e Responsabilidade Ambiental. Ele destacou o desafio do êxodo rural em sua comunidade.

Ao final do programa, 27 projetos serão apresentados. E as melhores iniciativas terão a oportunidade de continuar seu desenvolvimento em incubadoras, assegurando suporte e acompanhamento para que as ideias se transformem em iniciativas concretas em prol do povo e da Amazônia.

O programa internacional acontece na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), situada na Av. Darcy Vargas, nº 1.200, bairro Parque Dez de Novembro, na Zona Centro-Sul de Manaus.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação