A Polícia Federal desarticula um esquema criminoso que alicia pessoas, que são usadas como mulas no tráfico interestadual de drogas. Os agentes da Polícia Federal cumpriram 3 mandados de prisão preventiva, 1 prisão em flagrante, 8 medidas cautelares e 18 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de 44 veículos em Manaus-AM, Tabatinga-AM e Sorocaba-SP. Em Manaus, a Polícia Federal esteve em diversos endereços. No bairro Parque Dez, os agentes federais estiveram em um condomínio de luxo. No local, a PF recolheu material que vai ser usado com prova no inquérito que investiga o tráfico interestadual de drogas.
De acordo com o Delegado da Polícia Federal, Lucas Montenegro, as investigações mostram que o esquema criminoso aliciava pessoas que eram usadas como mulas no transporte de drogas. Além de aliciar as pessoas, a organização criminosa financiava a logística do tráfico de entorpecentes. O delegado relata como era feita a cooptação das pessoas que levavam as drogas de Manaus para outras cidades.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram, depois da prisão de um homem, que estava com 10 kg de drogas, na área de embarque do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. As investigações descobriram que o esquema lavava dinheiro, usando laranjas e empresas de fachada. Uma das empresas trabalha com compra e venda de veículos na capital amazonense.
Os investigados estão respondendo pelos crimes de tráfico de drogas, associação paro tráfico e lavagem de dinheiro. Se condenados, os acusados podem pegar uma pena que deve ultrapassar 30 anos de reclusão.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet