Jovens de 18 a 25 anos lideram negociações de dívidas no Amazonas, aponta Serasa

Em meio a um cenário de inadimplência recorde no Brasil, a Geração Z tem se destacado como o grupo que mais busca regularizar sua situação financeira, especialmente no Amazonas. Dados divulgados pela Serasa mostram que, entre janeiro e julho de 2025, o número de consumidores que renegociaram dívidas no estado cresceu 12,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, 54% são jovens de 18 a 25 anos.

Jovens de 18 a 25 anos lideram negociações de dívidas no Amazonas, aponta Serasa. Foto: Divulgação Serasa.

No cenário nacional, o aumento no número de negociações foi de 11,4%. A faixa etária entre 18 e 25 anos também se destacou, com crescimento expressivo de 49% nas negociações realizadas por meio da plataforma Serasa Limpa Nome. Segundo Karla Pontes, especialista em educação financeira da Serasa, o comportamento da juventude no Amazonas chama atenção.

Em julho, o Brasil registrou mais de 78 milhões de inadimplentes. No Amazonas, foram 1,66 milhão, com aumento de 0,88% em relação ao mês anterior. O valor médio das dívidas por pessoa no estado é de cerca de R$ 5.300, sendo os principais credores bancos e operadoras de cartão de crédito.

Para o economista Altamir Cordeiro, o aumento da participação dos jovens nas negociações indica uma mudança de comportamento.

As orientações para uma vida financeira mais saudável são, principalmente: não gastar mais do que se ganha no mês, comprar apenas o necessário e anotar todas as dívidas ou gastos, fixos e emergenciais.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto