Jovens Católicos participarão das Olimpíadas de Matemática na Tailândia

Jovens Católicos participarão das Olimpíadas de Matemática na Tailândia

Os irmãos Maclim Queiroz de Moraes Júnior e Arthur Reis de Moraes, ambos membros ativos da comunidade Nossa Senhora do Carmo, da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, estão conquistando espaço no mundo das Olimpíadas de Matemática e, agora, terão a oportunidade de representar o Brasil em uma competição internacional.

Maclim, de 17 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio no Cmpm5, e Arthur, de 15 anos, que ingressa no 1º ano do ensino médio no IFAM, são verdadeiros exemplos de dedicação tanto nos estudos quanto em sua fé católica.

O jovem Maclim coleciona medalhas de ouro na Olimpíada de Matemática Canguru, além de ouro regional e prata nacional na Olimpíada de Matemática Sem Fronteiras. Ele também conquistou bronze no Internacional Talent Mathematics Contest (ITMC) 2024 e bronze regional na OBMEP.

Essas realizações fizeram com que se destacasse no vestibular para Engenharia da Computação da UEA, onde obteve a 13ª colocação. Além disso, ele está presente na Pastoral dos Jovens e na Crisma da sua paróquia, participando ativamente de missas e encontros.

Ouça a matéria em áudio:

 

Arthur, embora mais novo, também se destaca nas Olimpíadas de Matemática. Ele ganhou a medalha de prata na Olimpíada de Matemática Canguru e conquistou ouro regional e prata nacional na Olimpíada de Matemática Sem Fronteiras. A habilidade do jovem de 15 anos é impressionante, e ele já iniciou sua jornada acadêmica no IFAM, onde continuará seus estudos por mais anos.

Os dois irmãos participam ativamente da comunidade e estão integrados na organização de diversas atividades. Agora os jovens se prepararam representar o Brasil nas Olimpíadas de Matemática da Tailândia que acontece entre os dias 22 e 26 de fevereiro de 2025.

Sobre a Olimpíada

O International Talent Mathematics Contest (ITMC) é uma iniciativa do Instituto Thai Talent Training de Bangkok, Tailândia, fundado e dirigido pelo Prof. Phumithep Klungurai, vice-presidente da International Mathematics Contest Union, para desenvolver e estimular o interesse pela Matemática entre os jovens ao redor do mundo.

O ITMC é uma competição individual para estudantes a partir do 2º. ano do ensino fundamental até a 3ª. série do ensino médio matriculados em qualquer escola do mundo e pré-selecionados pelas instituições parceiras. Em 2025, será realizada a 7ª. edição. A Rede POC International Education é a responsável pela seleção dos estudantes brasileiros para o ITMC.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto