IPHAN acompanha a inauguração do complexo Boothline

O complexo Boothline foi construído em meados do século XIX, na área central da cidade de Manaus, inspirado na arquitetura portuguesa, durante o apogeu do Ciclo Econômico da Borracha no Amazonas.

Atualmente, o complexo passa por um processo de restauração. A obra teve autorização e fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para serviços como a limpeza das fachadas e porões, retirada de entulho, instalação de cobertura provisória para proteger as alvenarias remanescentes e colaborar com o travamento das estruturas, além avaliação estrutural elaborada por um responsável técnico e acompanhamento arqueológico.

O denominado “Complexo Boothline” já abrigou a sede de companhias de transporte (navegação e bondes), dentre elas, a empresa Booth Line, além da sede do Tribunal de Contas do Estado, lojas, bares e restaurantes.

Os proprietários do imóvel informaram que a intenção do grupo é transformar o complexo Boothline no Mercado de Origem, nos moldes do que já existe em Belo Horizonte, mantendo a fachada do complexo preservada.