O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas – Ipem/AM está fiscalizando, desde o dia 15 de março, lojas da capital amazonense e da Região Metropolitana de Manaus que comercializam Ovos de Páscoa e outros tipos de chocolate. O objetivo é garantir a segurança dos consumidores na hora da compra dos produtos, nesse período de alta demanda. Dentre os itens inspecionados, pelo órgão fiscalizador, estão o peso, composições, embalagens e as informações que são determinadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.
- Instituições assistenciais do AM vão receber 300 toneladas de peixes na Semana Santa
- Procura por peixe aumenta durante a Semana Santa na Manaus Moderna
Já foram analisados 1.051 produtos, sendo eles, Ovos de Páscoa e outras variedades de chocolate. Desse total, 480 unidades foram submetidas a testes no laboratório do Ipem, porém não foram encontradas irregularidades. O diretor-presidente do Ipem/AM, Renato Marinho, explica que a regulação do setor diminuiu a incidência de irregularidades.
Marinho ressalta que os consumidores devem ficar atentos ao peso dos produtos, bem como, aos brindes que, geralmente, vem no interior dos Ovos de Páscoa.
As empresas que apresentarem irregularidades vão ser notificadas pelo Ipem e terão o prazo de dez dias para apresentarem defesa. As multas podem variar de R$ 1,5 mil a R$ 1,5 milhão. Em casos de denúncias, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem Amazonas, por meio do número de telefone: 0800 092 2020 ou pelas redes sociais do órgão.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar