Nesta quarta-feira (15/12), o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), realizou o encerramento de perícia em produtos natalinos e apresentou o balanço da operação “Boas Festas”, com o objetivo de fiscalizar o comércio na zona metropolitana de Manaus. A ação teve início no dia 26 de novembro.
Ao todo, foram visitados 402 estabelecimentos localizados na capital e na Região Metropolitana de Manaus. Foram fiscalizados cerca de 41.685 produtos, dos quais 314 estavam sendo comercializados de maneira irregular. No total, 16 empresas foram notificadas.
“Neste ano, 2020, em face a uma grande campanha que fizemos, não encontramos irregularidades nos produtos alimentícios envolvidos no Natal. Mas, mais uma vez, dos produtos em relação à segurança, sendo esse muito pior, pois além de atingir a parte econômica, também é um risco à vida. Produtos fora dos padrões estabelecidos pelo Inmetro, como é o caso das luminárias e dos pisca-piscas, que são bastante utilizados nesse período”, avaliou o diretor-presidente do Ipem, Márcio André Brito.
Na área de Pré-Medidos – Foram fiscalizados os produtos Panetones, Chester, Pernil, Peru, Frutas Cristalizadas, Nozes, Castanhas, frios, Ameixas, Uvas passas, Pirarucu, Bacalhau, Tender, Ave Fiesta, dentre outros. Nenhuma irregularidade encontrada no que se refere ao peso e quantidade de produtos.
Na área da Avaliação da Conformidade – Foram fiscalizados os produtos Brinquedos, Carrinhos, Bonecas, Bicicletas infantis, Luminárias Natalinas e Pisca-Pisca, sendo 314 pisca-piscas apreendidos no comércio por estarem irregulares, sem a certificação do INMETRO, com plugues fora do padrão, e por conter liga ferrosa em sua composição.
Para o diretor-presidente, é fundamental que os consumidores atentem ao selo de segurança nos produtos durante as compras.
“Às vezes as pessoas procuram apenas o produto mais barato, e o que nós orientamos é que façam essa combinação de um produto mais em conta, justo, mas que tenha o selo do Inmetro e tenha segurança”, orienta Brito.
Mesmo com o fim da ação, os consumidores podem fazer denúncias por meio da Ouvidoria do Ipem-AM, pelo 0800 092 2020, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoriaipem@ipem.am.gov.br.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Roberto Carlos/Secom