3879 bicos de abastecimentos foram fiscalizados pelo Ipem – Instituto de Pesos e Medidas – do Amazonas no período de janeiro a julho de 2021. Desse total, 36 foram reprovados por lesarem o consumidor. O instituto, veiculado Inmetro, é responsável por fiscalizar as condições de utilização das bombas de combustíveis quanto aos aspectos de segurança, além de verificar se a quantidade entregue ao consumidor corresponde ao valor pago.
Em caso de possíveis irregularidades, o Chefe do departamento de Metrologia do Ipem-AM, Adriano Cardoso, o consumidor pode exigir verificação junto ao frentista.
É preciso atenção na hora de abastecer. Algumas dicas podem fazer a diferença, como: observar se o contador da bomba medidora se encontra no zero e se possui selo do Inmetro; verificar a informação do preço por litro a ser pago e o tipo de combustível a ser utilizado; além de exigir a nota fiscal com a descriminação da quantidade em litros e o valor pago. Os postos que não cumprirem as recomendações do Ipem Amazonas podem sofrer sanções.
O canal de denúncia do Instituto é 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Outra opção é pelo site do órgão: www.ipem.am.gov.br
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Ipem/AM