A operação “Energia Segura” do Ipem Amazonas fiscaliza fios, cabos e outros produtos elétricos fabricados e comercializados em Manaus. As inspeções vão ser feitas até o dia 24 de novembro com o objetivo de evitar a comercialização de produtos não certificados pelo Inmetro.
O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas – Ipem/AM vai fiscalizar até esta sexta-feira 24/11 comércios da capital amazonense para coibir a fabricação e comercialização de produtos elétricos irregulares. Dentre os itens inspecionados estão fios, cabos elétricos e cordões flexíveis. Estes e outros produtos devem ter a certificação do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.
- Operação vai fiscalizar estacionamento irregular no final do ano
- Operação da Polícia Federal mira criminosos que enviam drogas de Manaus para o Nordeste
O diretor-presidente do Ipem Amazonas, Renato Marinho, destacou a importância das fiscalizações para proteger o consumidor de adquirir produtos que não estejam dentro dos padrões estabelecidos em Lei.
A ação do Órgão junto aos comerciantes é de caráter orientativo, ressaltando a importância da comercialização de produtos certificados pelo Inmetro. Ainda de acordo com Renato Marinho, os produtos inspecionados passam por testes de qualidade, em laboratório.
Em caso de denúncia de comercialização de produtos irregulares, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem Amazonas, por meio do número: 0800 092 2020.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar