Equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) segue com as ações da Operação Aulas Seguras. Desde o início da ação, as equipes do Ipem-AM já fiscalizaram mais de 70 estabelecimentos comerciais, entre papelarias e lojas do segmento, verificando se os produtos atendem aos requisitos de segurança e qualidade estabelecida pela legislação.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, a iniciativa segue ao longo do mês, período de maior procura por materiais escolares.
O instituto recomenda que os pais e responsáveis tenham atenção às informações presentes nas embalagens dos itens da lista de material escolar, como: identificação do fabricante ou importador e a presença do selo do Inmetro. Em produtos vendidos a granel, o selo deve estar visível na embalagem expositora próxima ao item.

Materiais escolares sem certificação podem representar riscos à saúde e à segurança das crianças. Em caso de identificação de irregularidades, denúncias podem ser registradas junto ao Ipem-AM, pelo número 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
A exigência da nota fiscal também é fundamental para garantir os direitos do consumidor.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Ipem Amazonas