Nesta terça-feira, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas deflagrou a operação “Natal Seguro” no centro de Manaus. Durante a ação, foram apreendidos mais de 2 mil produtos irregulares.
2,5 mil produtos irregulares como luminárias natalinas e brinquedos foram apreendidos no centro de Manaus, durante a operação “Natal Seguro”, coordenada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas. De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, as ações foram intensificadas com o intuito de retirar do comércio produtos natalinos fora dos padrões de qualidade e segurança.
- Incêndio de grandes proporções atinge distribuidora na zona Leste de Manaus
- Caso Julieta Hernández: segunda audiência será realizada nesta terça-feira
Em relação as luminárias natalinas, os consumidores devem verificar na embalagem a existência de informações obrigatórias e se estão em português. Já no caso dos brinquedos, além das inscrições obrigatórias como CNPJ, selo do Inmetro e informações sobre o produto em português, deve-se observar, ainda, a recomendação da faixa etária.
Ainda como parte da operação “Natal Seguro”, amostras de produtos pré-medidos como panetones, frutas cristalizadas, peru, pernil, chester, tender e bacalhau estão sendo coletadas para saber se o peso informado na embalagem do produto corresponde, de fato, ao indicado na balança. Além da capital, a ação aconteceu na Região Metropolitana até o dia 16 de dezembro. Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar