Ipem alerta sobre perigo da utilização de fios e cabos elétricos de baixa qualidade

Os materiais irregulares podem causar incêndios e explosões (Foto Divulgação)

Os materiais irregulares podem causar incêndios e explosões (Foto Divulgação)

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas – Ipem/AM alerta consumidores do estado sobre os perigos da utilização de fios e cabos elétricos de baixa qualidade. Durante uma fiscalização realizada na semana passada, em estabelecimentos comerciais de Manaus, foram encontrados produtos fora dos padrões estabelecidos pelas normas de qualidade e segurança do Inmetro.

A utilização de materiais de padrão inferior ao estabelecido, pode causar graves acidentes como incêndios e até explosões, devido aos fios ou cabos não suportarem a carga energética que passam por eles. Ao todo, 1.314 peças de baixa tensão foram avaliadas, sendo 17 amostras com 7 marcas de tamanhos e dimensões variadas. Das 7 marcas inspecionadas, 4 foram reprovadas.

O diretor técnico do Ipem Amazonas, Itamar Souto, explica como ocorrem os acidentes com fios e cabos de energia com baixa qualidade.

Fabricantes e estabelecimentos comerciais que apresentarem produtos irregulares estão sujeitos às penalidades previstas em lei, que vão de advertências e multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Os clientes devem ficar atentos na hora da compra desses materiais e observar informações como: CNPJ do fabricante, data de fabricação, peso do produto, capacidade e certificação do órgão que assegura a qualidade e segurança, afirma o especialista.

Em caso de denúncias de comercialização de produtos irregulares, os consumidores podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem Amazonas pelo número de telefone 0800 092 2020.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar