O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou, nessa quinta-feira (09), um encontro com representantes do grupo de trabalho formado para tratar do ordenamento e licenciamento de flutuantes na orla de Manaus.
Além de representantes do Ipaam, o encontro contou com a participação do capitão dos Portos da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, Paulo Roberto De Oliveira Ferreira Junior; do vice-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, Ruy Mendonça; do secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Stroski; do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu, Jadson Pinho Maciel; e do presidente da Associação dos Flutuantes do Tarumã-Açu, Lúcio Bezerra.
O encontro teve o objetivo de definir um protocolo de licenciamento dos flutuantes, com a criação de mecanismos para facilitar o processo, tendo em vista a competência de cada órgão.
De acordo com o vice-presidente da Amazonastur, Ruy Mendonça, apesar da urgência, as decisões demandam um olhar técnico, levando em consideração a realidade social e a turística do local.
Ao fim do encontro, o grupo aprovou novos encaminhamentos que vão estar em curso para a próxima semana, entre eles o embargo imediato dos flutuantes que não possuem estação de tratamento de esgoto, além da definição hierárquica, por instituição, da documentação necessária para o licenciamento de estruturas flutuantes no local.
O grupo de trabalho voltará a se reunir na próxima quarta-feira, 15/09, às 9h da manhã na sede do Ipaam.
Fonte: Ipaam
Fotos: Divulgação