Ipaam resgata Gavião-Pedrês e filhotes de Aracuã em diferentes zonas de Manaus

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam resgatou um Gavião-Pedrês e filhotes de Aracuã, em duas zonas de Manaus. Os animais foram encaminhados ao Ibama para receberem tratamento adequado.

(Imagem Divulgação)

(Imagem Divulgação)

O Gavião-Pedrês foi encontrado no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus. Já os dois filhotes de Aracuã foram resgatados no bairro Parque Dez de Novembro, localizado na zona Centro-Sul da cidade, ambos nessa segunda-feira 11/08. Os animais foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, onde vão receber os tratamentos adequados.

De acordo com o biólogo do Ibama, Rafael Abtibol, os dois filhotes de Aracuã vão passar por uma avaliação e, posteriormente, serão reinseridos na natureza.

(Imagem Divulgação)

(Imagem Divulgação)

Já o Gavião-Pedrês, vai passar por tratamento veterinário por conta de uma lesão na asa.

(Imagem Divulgação)

(Imagem Divulgação)

O Gavião-Pedrês é uma ave de médio porte, que pode medir de 44 a 60 cm de comprimento e, envergadura de asas, entre 75 e 94 cm. Sua plumagem apresenta tons cinza e branco. A espécie se alimenta de aves, répteis e insetos, sendo ágil e rápido na caça. Já o Aracuã, mede entre 50 e 56 cm, com plumagem cinza e cauda longa, com penas marrom-avermelhadas. Vive em bandos e se alimenta de frutos, folhas e flores.

As solicitações de resgate podem ser feitas por meio do WhatsApp da Gerência de Fauna do Ipaam, no número (92) 98438-7964.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto