O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas lançou nessa quarta-feira, o Plano de Ação 2025-2028 do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas. O documento estabelece metas e estratégias para aprimorar o monitoramento e a fiscalização ambiental em todo o estado, reforçando o compromisso com a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade dos recursos naturais.

Ipaam lança Plano de Ação para reforçar monitoramento ambiental e gestão de áreas protegidas. Foto: Divulgação Ipaam.
O Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), reúne e analisa informações ambientais essenciais para proteger a floresta, os rios e a fauna amazônica. O centro é referência no uso de tecnologias de monitoramento remoto e geoprocessamento, garantindo maior agilidade e precisão nas ações de controle ambiental.
- Condenado por assassinato de técnica de enfermagem é preso na zona norte de Manaus
- Lula inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia em Manaus
A coordenadora do CMAAP, Priscila Carvalho, destacou que o plano orienta o trabalho do centro para os próximos anos, incorporando novas tecnologias na fiscalização e no monitoramento das áreas protegidas.
Entre as prioridades do plano estão a ampliação da cobertura do monitoramento remoto, a integração de bancos de dados, o fortalecimento de parcerias institucionais e a capacitação das equipes técnicas. O documento também prevê ações para aumentar a participação social, aproximando a população dos resultados do monitoramento ambiental.
O Plano de Ação 2025-2028 do CMAAP está disponível no site ipaam.am.gov.br.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar