Ipaam e Ibama resgatam salamandras exóticas ameaçadas de extinção

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgataram três exemplares de axolotes (Ambystoma mexicanum), uma espécie de salamandra exótica originária do México e ameaçada de extinção, na unidade dos Correios no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus.

Após a identificação por equipamentos de raio-X, a equipe dos Correios entrou em contato com o Ipaam. Os animais estavam escondidos em embalagens junto a outros materiais, com a intenção de burlar a fiscalização. No Brasil, a criação comercial de axolotes é ilegal, e sua posse e comercialização não são regulamentadas.

Os três exemplares de axolotes foram levados para o Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) do Ibama, no Distrito Industrial 1, zona sul da capital.

Caso haja alguma denúncia, o Ipaam disponibiliza o WhatsApp da Gerência de Fiscalização (Gefa) do Instituto pelo número (92) 98557-9454. Para eventuais dúvidas em relação a animais silvestres, os interessados também podem entrar em contato com a Gfau pelo telefone (92) 2123-6739.

  • Sakuratoto