Nesta sexta-feira (12), o governador Wilson Lima sancionou o reajuste da data-base dos servidores do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e anunciou a publicação, até o fim de dezembro, do edital do concurso público do órgão, com 140 vagas, após 18 anos sem seleção.
As ações foram apresentadas durante coletiva na sede do Instituto, em Manaus, dentro da programação comemorativa pelos 30 anos do órgão, que também inclui a entrega dos tótens do Ipaam Digital, da nova recepção e dos Cheques Verdes do Projeto Floresta+ Amazônia, além de nova portaria de reposição florestal.
O concurso público terá o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) como banca organizadora. O edital vai abrir 140 vagas para áreas estratégicas, como licenciamento ambiental, fiscalização, regularização fundiária, geoprocessamento, tecnologia da informação e apoio técnico-operacional.
Com a sanção da data-base, os 133 servidores ativos terão reajuste de 5,53%, a partir de 1º de janeiro de 2026. A medida recompõe a remuneração das carreiras ambientais do Instituto e integra um pacote de valorização dos profissionais responsáveis pelo licenciamento, fiscalização, monitoramento e apoio técnico às políticas ambientais do Estado.
Com informações da assessoria
Foto: Antonio Lima/Secom