A quarta edição do programa ‘Em Diálogo’, que vai ao ar uma vez por mês na Rádio Rio Mar, às 9h, tratou, na última segunda-feira,23, dos excluídos do Amazonas e, principalmente em Manaus. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base no Censo de 2015 do IBGE, o Brasil tem mais de 100 pessoas em situação de rua. Em Manaus, sequer há um número oficial para quantificar essa população, que se torna praticamente invisível na sociedade.
O diácono Afonso Brito, secretário executivo da Cáritas Arquidiocesana, falou sobre o abandono do poder público e disse que, no caso de Manaus, não há quantificação oficial porque não existe atendimento adequado.
Extraoficialmente, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) estima que quase duas mil pessoas estejam em situação de rua na capital. Porém, segundo Natercia Navegantes, da Pastoral de Rua da Arquidiocese de Manaus, a informação que o Ministério da Cidadania disse ter é de que existem apenas 462 pessoas nessa condição.
Natercia Navegantes disse que, em resposta à carta encaminhada ao Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania informou que são repassados mensalmente valores destinados à população em situação de rua, mas que não há transparência.
Natercia Navegantes afirma que a história por trás de cada pessoa em situação de rua, na maioria das vezes, está relacionada a problemas familiares.
O tema da Campanha da Fraternidade 2020, inclusive, vai ser: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. O lançamento oficial em todo o País é na quarta-feira de cinzas.
O tema do próximo ‘Em Diálogo’ é a violência.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação