Vários alimentos que chegam a milhares de casas em Manaus são oriundos da produção de trabalhadores do setor rural do Amazonas. O setor vem apresentando crescimento nos últimos anos devido os investimentos. No ano de 2022, a Secretaria de Produção Rural do Estado destinou R$23 milhões para apoiar o setor primário de 50 municípios. Recurso oriundo de emendas parlamentares.
E agora no mês de fevereiro, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) lançou o primeiro Edital 001/2023 no valor de R$20 milhões para projetos do setor rural. Poderão participar do processo, entidades privadas sem fins lucrativos (associação ou fundação); sociedades cooperativas e organizações religiosas.
Os interessados devem enviar suas propostas e planos de trabalhos por meio do Protocolo Virtual do Fundo de Promoção Social disponível no site da sefaz (https://online.sefaz.am.gov.br/protocoloAM/) até o dia 31 de março. De acordo com a secretária do Fundo, Kathelen Braz, o recurso poderá ser utilizado para diversas finalidades.
Nesta semana, a obra de pavimentação do ramal Santa Maria, no município de Iranduba, foi entregue a população. Ao todo, 625 famílias foram beneficiadas, além de reduzir os problemas enfrentados pelas atividades agropecuárias do local, bem como garantir o acesso a quatro balneários que fomentam o turismo na região e 22 estabelecimentos comerciais.
Rádio Rio Mar
Foto: Emerson Martins – Sepror
Divulgação