Investigação em núcleos familiares de suspeitos de rabdomiólise é intensificada no AM

Nesta quinta-feira (21/10), técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e do Ministério da Saúde visitam núcleos familiares em que foram registrados 26 casos suspeitos de rabdomiólise em Itacoatiara.

Os técnicos vão conversar com núcleos familiares na Comunidade de Novo Remanso e nos bairros Jauari, Santa Luzia e Jacarezinho.

De acordo com a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, o objetivo é fazer um levantamento ainda mais detalhado com todo paciente, ou familiar de paciente, que tenha relação com caso suspeito de rabdomiólise, levantando dados como a origem do peixe consumido.

A investigação também vai incluir a busca ativa por outras pessoas que tenham ingerido os pescados suspeitos de serem origem da contaminação e que não adoeceram. As equipes devem ficar no município até o dia 28 de outubro.

Rabdomiólise

 No total, são 111 casos notificados de rabdomiólise em 12 municípios. Destes, 61 foram considerados suspeitos e outros 50 foram descartados.

Dos municípios que registraram casos suspeitos, Itacoatiara tem maior número de notificações (53), entre suspeitos (29) e descartados (24). Os outros municípios que apresentam casos suspeitos de rabdomiólise são: Parintins (13), Manaus (6), Urucurituba (4), Silves (3), Maués (2), Autazes (1), Caapiranga (1), Itapiranga (1) e Manacapuru (1).

Fonte: FVS-RCP

Imagens: Divulgação/FVS-RCP