Interior e capital do Amazonas apresentam índices positivos na Educação, segundo IBGE

Apesar dos índices positivos, o interior enfrenta desafios no acesso à Educação e na inclusão educacional.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

A Taxa de Analfabetismo, no Amazonas, é de 5,1%, índice abaixo do registrado na Região Norte, que é de 6,4%. Já em Manaus, a Taxa de Analfabetismo está em 2,3%, uma das menores entre as capitais da Região Norte e bem abaixo da média estadual e regional. O indicador também revela que Manaus está entre as capitais da região com melhor índice de alfabetização. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais de 2024, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Adjalma Nogueira, coordenador de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que, os índices de analfabetismo da capital amazonense e do interior do Estado, mostram um contraste de inclusão educacional com as áreas rurais.

O nível de escolaridade no Estado e na Capital também registraram números positivos, com 47,5% da população do Estado ocupada com ensino médio completo ou superior incompleto. O índice supera a média da Região Norte, que é de 42,5%. Já em Manaus, apenas 10,8% das pessoas ocupadas têm baixo nível educacional e 27,6% possuem ensino superior completo. Ainda segundo Nogueira, o interior do Estado enfrenta desafios no acesso à Educação.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar