A pedido de institutos de pesquisa, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) marcou uma reunião, para a próxima quarta-feira (17), na qual o tema será pesquisa eleitoral.
Os institutos solicitaram o encontro com o presidente do TRE/AM, João Simões, para esclarecimentos em razão de acontecimentos recentes e fatos relacionados a partidos políticos que podem tentar criminalizar os estudos eleitorais devidamente registrados.
De acordo com o coordenador do Laboratório de Inovação do TRE/AM, João Carlos, o desafio da Justiça Eleitoral é tentar garantir que as pesquisas eleitorais sejam éticas, precisas e transparentes.
Conforme João Carlos, pesquisas eleitorais existem para informar e não desinformar o eleitor. Contudo, é comum que haja distorção nos resultados para causar influência nos eleitores.
O coordenador do Laboratório de Inovação do TRE/AM afirma que a principal recomendação para a população evitar ser manipulada com desinformação consiste em apenas uma palavra: educação.
As eleições municipais deste ano são no dia 06 de outubro. Em caso de necessidade de segundo turno, este será no dia 27 de outubro.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: TSE