A internet é um dos meios onde os golpes estão cada vez mais frequentes. Dados da empresa Proteste apontam que o perfil falso no WhatsApp está entre os mais aplicados em 2023. O Instagram é uma outra ferramenta com vulnerabilidade. As redes sociais são alvos constantes de criminosos.
O golpe do ‘instagram hackeado’ está entre os principais registros realizados pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), da Polícia Civil do Amazonas. Neste caso, a vítima perde todo o controle da sua rede social após o infrator conseguir o domínio. Isso ocorre quando um indivíduo de má índole envia às vítimas uma mensagem com um link de acesso e, ao clicar, elas têm a página invadida.
De acordo com o delegado Antônio Rondon, da Dercc, um dos procedimentos a ser realizado é a recuperação da página, seguindo o passo a passo oferecido pela própria plataforma. Outro ponto importante é formalizar um boletim de ocorrência.
Uma das consequências do instagram hackeado é o golpe praticado contra os seguidores da vítima que teve a página invadida. Por confiarem nas ofertas, eles acabam negociando um financiamento de veículo, casa própria ou venda de eletrônico com o criminoso. As vítimas dessas negociações também devem procurar a delegacia.
A população deve ficar em alerta quanto aos links. Dados de um estudo realizado por duas plataformas da internet indicam que, aproximadamente, 17 tentativas de fraudes envolvendo dispositivos eletrônicos foram realizadas a cada hora, somente este ano.
Rádio Rio Mar
Foto: Freepik