Neste sábado e domingo (26 e 27), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai realizar em 11 estados, entre eles, o Amazonas, o mutirão da Perícia Médica Federal. A ação tem o objetivo de diminuir o tempo que os segurados da Previdência Social esperam pelo atendimento, além de reduzir o volume de requerimentos que dependem do serviço pericial.
Durante o mutirão, serão feitas perícias iniciais para concessão do Benefício por Incapacidade Temporária (antigo Auxílio-Doença) e o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/Loas).
A previsão é que sejam realizados 2,5 mil atendimentos por 50 peritos, servidores que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS).
Os postos do INSS vão atender beneficiários nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Amazonas, Pará, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Segundo o Ministério da Previdência Social, a escolha das localidades considerou o tempo de espera entre o agendamento e a realização da perícia médica, além da estrutura disponível em cada local e a quantidade de peritos.
Os segurados com direito a atendimento antecipado pelos mutirões serão notificados pelo próprio instituto.
Para esclarecer dúvidas, os interessados podem ligar para a Central de Atendimento do INSS, número 135; acessar o site Meu INSS ou o aplicativo com o mesmo nome.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Agência Brasil