O novo golpe tem como alvo os aposentados e pensionistas do INSS, que precisam, anualmente, comprar vida. Os criminosos aproveitam dessa regra para enganar os idosos. A Dona Maria de Lurdes recebeu uma ligação de um suposto funcionário do INSS, que dizia que ela precisava fazer a prova de vida. Assim que começou a conversa, a aposentada percebeu que tinha algo errado naquela ligação.
A Dona Maria de Lurdes tinha razão. Quem estava do outro lado da linha era um golpista. Segundo o INSS, os golpistas pedem cópias de documentos para comprovar vida junto ao INSS. Mas o que na verdade os criminosos querem é usar os dados da vítima para fazer empréstimo e tirar vantagens em cartões de créditos. O Anderson Borges é gestor de benefícios do INSS e explica que a prova de vida nunca é feita por ligação telefônica.
Os prejuízos podem ser grandes ao passar dados pessoais e bancários aos golpistas. De acordo com a Advogada Maria Faiock é preciso ficar atento ás abordagens por telefone para evitar ser uma vítima.
Em nota, o INSS disse a prova de vida digital é realizada no aplicativo gov.br através do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo do Governo Federal comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. O INSS diz ainda que não realiza ligações por telefone para que o beneficiário comprove vida.
Orestes Litaiff – Rádio
Foto: Divulgação/Internet