Inseminação artificial bovina busca o melhoramento genético em rebanhos, no AM

inseminacao

A ação faz parte do Programa “Mais Pecuária Brasil” (Foto Divulgação)

Na última sexta-feira 28/04, 23 animais bovinos, naturais de três propriedades particulares, localizadas no município de Autazes, no interior do Amazonas, passaram pelo procedimento de inseminação artificial. A técnica consiste na reprodução medicamente assistida, e busca o aprimoramento genético em rebanhos produtores de leite e corte. A ação faz parte do programa “Mais Pecuária Brasil”, fruto de uma parceria entre a Sepror, o Idam, a Adaf e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais – Conafer/BR.

A meta é aplicar 100 doses em outras propriedades de pequenos e médios pecuaristas, no município. O titular da Secretaria de Produção Rural do Estado, Petrúcio Magalhães, explica que o programa é voltado para pequenos produtores.

Na Fazenda Sebastião e Queijaria Tradição de Autazes, uma das propriedades visitadas, durante a ação, são produzidos, em média, 450 litros de leite e 65 quilos de queijos, por dia. Com o melhoramento genético dos animais, é possível aumentar a produção e a qualidade dos produtos regionais. Petrúcio ressalta o acompanhamento feito durante todo o processo.

A estimativa da Sepror é realizar, aproximadamente, 700 inseminações, em rebanhos distribuídos pelos municípios de Barreirinha, Parintins, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Presidente Figueiredo e Manacapuru.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar