Os moradores do Conjunto Nova Cidade, zona norte de Manaus, estão apavorados com os constantes assaltos e a insegurança no bairro. Há relatos de moradores de que comércios são atacados pelos criminosos, diariamente.
Moradora há mais de 15 anos no bairro, a professora Alcemira Bispo, ouvinte assídua do Jornal Primeira Hora, relata que os criminosos se vestem de mototaxistas para praticar os crimes.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, de janeiro até junho deste ano foram registrados 13.768 casos de roubos na capital. Segundo a moradora, por conta dos constantes assaltos reforçou a segurança na residência.
O bairro Nova Cidade surgiu em 1996, por um projeto do governador do Amazonas.
Em nota, a Polícia Militar informou que o patrulhamento no bairro Nova Cidade é realizado por viaturas motorizadas da 15ª Companhia Interativa Comunitária (CICOM), unidade responsável pelo policiamento na área mencionada.
Também são realizados Pontos de Relacionamento Comunitário e Visibilidade, que são viaturas postas em locais estratégicos, visando ter maior proximidade com os frequentadores do local, além de agilizar o atendimento das ocorrências naquela região.
Em relação à denúncia relatada, o Comando de Policiamento de Área Norte informou que as viaturas estão fazendo ronda não só no bairro em questão, mas, em todos da área, e orienta que as vítimas registrem o Boletim de Ocorrência no Distrito Integrado de Polícia (DIP) da área.
O comando do CPA Norte informa que o policiamento local será intensificado e se coloca à disposição da população, por meio do contato da Supervisão de Área da 15ª Cicom (92) 98842-1697, além do 190 e 181, de maneira a levar ao conhecimento da Polícia Militar esse tipo de demanda.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar