O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa pede ajuda da população de Novo Airão para localizar ninho de gavião-real. A ave foi resgatada próximo à avenida Presidente Vargas, no bairro Remanso, no município.

(Foto Divulgação)
O filhote fêmea de gavião-real, de aproximadamente dois meses, foi encontrado por um morador, na avenida Presidente Vargas, no bairro Remanso, em Novo Airão. O homem acionou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que contatou o Inpa, que resgatou a ave.
A pesquisadora do Inpa e coordenadora do Projeto Harpia, Tânia Sanaiotti, explica que o animal passou por avaliação, mas precisa ser reintroduzido na natureza.
O gavião-real é a maior e mais poderosa águia das Américas. A ave de rapina é estritamente florestal, um predador do topo da cadeia alimentar, além de ser indicador de qualidade ambiental. A espécie está ameaçada de extinção, classificada na categoria “Vulnerável”.
Ainda segundo a pesquisadora, é importante que o filhote seja devolvido à natureza para que se desenvolva da forma mais adequada.
Quem tiver informações que possam ajudar a localizar um ninho para a ave, pode entrar em contato pelo Linha Verde Ibama, por meio do número de telefone: 0800 061 8080, ou pela página do Projeto Harpia Brasil, nas redes sociais, através do endereço: @ProjetoHarpiaBrasil.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar