Infrações de trânsito é qualquer desobediência às leis e normas contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Elas são classificadas de acordo com a gravidade e o infrator, ao cometê-las, está sujeito às penalidades e medidas administrativas previstas no CTB.
Apesar de serem consideradas leves pela população, comer enquanto dirige, molhar pedestres, usar apenas uma mão ao volante, dirigir de chinelo ou calçado aberto, ficar sem gasolina no meio da rua, se maquiar enquanto dirige, mesmo estando em sinal vermelho, são algumas das infrações que podem gerar complicações ao condutor, como explica o Uarodi Guedes, que é Diretor de Engenharia e Educação para o Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana.
- Motorista de Executivo embriagado causa acidente na zona Norte
- Amazonas passa a integrar Plano Nacional para redução de Acidentes de Trânsito
De acordo com especialistas, basta apenas um segundo de falta de atenção, estudos de mobilidade urbana revelam que nesse intervalo de tempo, o carro a 60 km por hora, pode chegar a percorrer até 30m, e nesse percurso, pode acontecer uma grande tragédia.
Outras atitudes que podem parecer simples, mas geram multas além de acidentes, não ligar os limpadores de para-brisas, dirigir com o braço para fora, jogar objetos na via, estacionar longe do meio-fio. Prevenir é sempre, a melhor opção.