De janeiro a maio deste ano, 138 multas foram registrada, em Manaus, por uso de celular ao volante, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). As infrações mais recorrentes são aquelas em que o motorista utiliza o aparelho para atender ou realizar ligações quando dirige.
O órgão classifica as infrações por uso de celular em categorias, dentre elas, as mais registradas foram aquelas em que o condutor foi identificado segurando o telefone celular, com um total de 62 multas.
Já as infrações de utilização do aparelho em semáforos fechados, somaram 55 autuações. Além destas, foram registradas mais 21 ocorrências por conduzir o veículo manuseando o celular. No mesmo período do ano passado, foram 92 multas.
O Coordenador do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), Arthur Cruz, pontua que qualquer objeto que esteja na mão do condutor, enquanto o veículo está em movimento, é passível de autuação.
A penalidade para quem faz uso de celular enquanto dirige é multa no valor de R$ 293,47 além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Fonte: Detran-AM
Imagens: Reprodução