O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, ficou em 0,38% em julho, acima do índice de 0,21% registrado no mês de junho. O resultado foi puxado principalmente pelo preço da gasolina, passagens de avião e energia elétrica.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (09), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o IPCA soma 2,87%.
Sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram alta de preços na passagem de junho para julho. A maior pressão inflacionária ficou com o grupo transportes, que subiu 1,82% e representa impacto de 0,37 ponto percentual (p.p.).
Dentro dos transportes, o principal aumento veio da gasolina, que subiu 3,15% e representa individualmente o maior impacto entre todos os produtos apurados (0,16 p.p). As passagens aéreas ficaram 19,39% mais caras em julho.
O grupo habitação também pressionou o IPCA, com alta de 0,77%. A terceira maior influência individual para a aceleração da inflação em julho foi a tarifa de energia elétrica residencial, que faz parte do grupo habitação, e subiu 1,93%, representando impacto de 0,08 p.p.
Fonte: IBGE
Fotos: Divulgação