Indígenas, lideranças e organizações representantes de 64 etnias do Amazonas promoveram nesta semana a marcha de mobilização da Retomada Coletiva do Movimento Indígena do Amazonas, como forma de marcar o grito dos povos originários em defesa dos direitos coletivos.
Sob o lema “Protagonismo e autonomia pelo Bem Viver dos povos indígenas”, mais de 440 indígenas discutiram conquistas e desafios do movimento durante dois dias de evento, em Manaus, a fim de unificar as propostas de políticas públicas que integrarão as reivindicações do Amazonas no Acampamento Terra Livre 2022, que acontece entre os dias 04 a 14 de abril em Brasília.
A representante da Comissão Organizadora do evento, Alva Rosa tucano, comenta sobre as dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas.
Lideranças e representantes de organizações e associações indígenas lembraram do aumento da violência contra os indígenas e invasões de terras dessa população, em todo o país.
O Amazonas é o estado que concentra o maior número de etnias, em torno de 64, e um dos estados com maior população de pessoas autodeclaradas indígena: 168.680, de acordo com o Censo 2010 do IBGE.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar