Índice de casos de queimaduras atendidas pelo HPS 28 de Agosto aciona alerta 

Este ano, foram registradas 71 ocorrências de queimaduras, sendo 19 (26,7%) por corrente elétrica, 16 (22,5%) por origem térmica (causada por calor ou frio), 15 (21,1%) por álcool, 13 (18,3%) por gasolina e oito (11,2%) por diversas razões, como explosão de gás de cozinha, explosão de oxigênio e queda de avião.

Os casos foram registrados no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, referência nessa área, no Amazonas. Eles compreendem apenas os cincos primeiros meses de 2024 (de janeiro a maio) e representam um aumento de 2,89%% no número de casos de queimaduras, se comparado ao mesmo período do ano passado.

As queimaduras por álcool apresentaram um aumento de 33% e os ocasionados por gasolina cresceram em 23%. Já as queimaduras por origem térmica reduziram em 50%, este ano.

A médica Luciane Sayuri, cirurgiã plástica do Centro de Tratamento de Queimados, ressalta que, em casos de acidentes por queimaduras, o primeiro passo é procurar o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) mais próximo de onde estiver. Para as queimaduras de 2º grau ou mais graves, o paciente é encaminhado para tratamento no CTC.

“O CTQ é referência no atendimento de ocorrências com queimaduras no Estado, com equipes especializadas para atender esses casos. Mas é importante reforçar que os cuidados e a prevenção são essenciais e indispensáveis para garantir a segurança de todos. O combate a esses acidentes deve acontecer todos os dias”, reforça.

A prevenção é a melhor opção para não fazer parte desta estatística. Entre os cuidados estão, por exemplo: manter produtos químicos em local elevado e fechado; no período de festas juninas, evitar fogueiras e fogos de artifício; ao utilizar o fogão, colocar as panelas com os cabos voltados para a parte de trás; usar preferencialmente as bocas de trás, evitando que as crianças consigam “puxar” as panelas para si; e o melhor mesmo é não deixar as crianças entrarem no local, enquanto estiver cozinhando.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Evandro Seixas SES-AM