Na manhã deste sábado, (20/01), um incêndio de grandes proporções atingiu a comunidade do Bairro do Céu, na zona sul da capital amazonense. Cerca de 113 famílias tiveram as suas residências consumidas pelas chamas. Não houve vítimas fatais.
O incêndio começou por volta das 11h, ocasionado por um curto-circuito em umas das casas, e rapidamente se alastrou no local. A região, de difícil acesso, fez com que o Corpo de Bombeiros levasse mais tempo para conter as chamas. Foram 30 casas de madeira atingidas, no beco José Casemiro, rua Luiz Antony, bairro Aparecida.
As famílias foram evacuadas, às pressas, e perderam todos os pertences. Nicolau Batista foi uma das 281 vítimas. Ele ficou, apenas, com a roupa do corpo e seus documentos.
O Santuário de Aparecida, localizado na rua Alexandre Amorim, disponibilizou o Centro de Pastoral para os primeiros socorros das famílias. Segundo o pároco-reitor, Padre Amarildo Luciano, alguns agentes de pastorais, que são moradores da comunidade do Bairro do Céu, estavam em assembleia quando souberam do incêndio.
Equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), da Defesa Civil, e Secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), estiveram no local e realizaram o cadastro das famílias. As vítimas receberam cestas básicas e colchões.
Após a avaliação dos cadastros, será possível determinar quais benefícios serão destinados às famílias.
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar