O fogo é consequência do tempo seco, que faz as chamas se alastrarem com mais facilidade pela área de mata. Na comunidade de Novo, Céu, zona rural do município de Autazes, o incêndio atinge uma área equivalente a vinte campos de futebol. Segundo moradores, o fogo está incontrolável há mais de quinze dias. Seo Aldimir Sampaio lembra como os primeiros focos de incêndio começaram na zona rural de Autazes.
Dados do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que Autazes está entre a cidades com maior foco de queimadas do Amazonas. Em apenas dois dias, foram registraram 120 focos de queimadas no município. Para tentar conter o fogo, os moradores fizem um corredor no meio da floresta para impedir que as chamas se alastrem. O Prefeito de Autazes, Anderson Cavalcante, disse que ampliou o trabalho de combate aos incêndios.
As autoridades dizem que a fumaça que invadiu a capital amazonense nos últimos dias vem das cidades do interior do Estado. Vinte e oito por cento dos focos de calor, estão concentrada em Autazes. O Prefeito disse que já pediu ajuda para identificar os responsáveis pelos incêndios.
Por causa da fumaça proveniente das queimadas no interior do Estado, a capital amazonense declarou estágio de mobilização, que é a classificação como segundo nível em uma escala de cinco e significa que existe riscos de ocorrências de alto impacto na cidade devido a eventos previstos por especialistas.
Ouça a reportagem completa em áudio:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Chico Batata/Facebook