A imprudência no trânsito é a principal causa dos acidentes registrados na capital amazonense. As estatísticas gerais apontam que mais de 90% dos acidentes ocorrem por conta de falha humana.
Segundo o especialista em ações educativas em trânsito, Haniery Mendonça, os principais fatores relacionados aos acidentes são: excesso de velocidade, embriaguez ao volante, uso do celular e ultrapassagem indevida.
”A questão dos acidente de trânsito, na verdade estão acontecendo principalmente por conta da imprudência de condutores, passagem de forma indevida, não respeitam as sinalizações, e isso acaba gerando os acidentes de trânsito. O condutor deve ficar o tempo todo atento no trânsito, dirigindo com atenção, e com cuidado, pois são vidas que estão no meio,” destacou Haniery.
- Manaus registra 13 acidentes de trânsito no fim de semana; cinco pessoas ficaram lesionadas
- PRF inicia Operação Corpus Christi; ação busca reduzir o número de acidentes de trânsito nas rodovias
Nesta semana, foram registrados vários acidentes nas vias de Manaus. Na última quarta-feira (03/08), um motociclista morreu após tentar ultrapassar uma carreta em uma via no Distrito Industrial. Antoniel Rocha estava na direção da carreta e explica sobre a ocorrência.
”Ele tentou ultrapassar, mas não deu para ele passar, ele se atrapalhou. Achei que ele usou o freio dianteiro tanto que a marca lá no chão, deve ter perdido o controle e caiu por cima da moto. Eu acionei a polícia, o SAMU, mas ele faleceu logo em seguida”, disse Antoniel.
De acordo com Stanley Ventilari, Diretor de Operações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, devido ao aumento de acidentes, o órgão tem reforçado algumas ações.
”O Instituto já vem fazendo um trabalho totalmente voltado para esse tipo de situação, todos os dias nos principais pontos estratégicos nós temos a nossa ‘Operação Fluidez’, desencadeamos várias operações durante a semana como a ‘Operação Carga Pesada’, voltada para o transporte de veículos pesados, sem falar que os agentes se posicionam todos os dias nos horários de pico em pontos estratégicos nos principais corredores viários.”
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar