Implurb realiza levantamento para a revitalização do Museu do Porto

museu

A estrutura está fechada há mais de 20 anos (Foto Divulgação)

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano – Implurb iniciou nessa segunda-feira 10/07, um estudo para a revitalização do Museu do Porto, localizado no Centro Histórico da capital amazonense. O imóvel é tombado pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico – Iphan, e está fechado há mais de 20 anos. O objetivo é que o local seja requalificado e volte a ser ponto de visitação.

A Casa de Máquinas, como também é conhecida, começou a ser construída há 121 anos, em 1902, com as obras de expansão do Porto de Manaus. A estrutura foi o primeiro prédio da história da administração portuária, que abrigaria a usina de eletricidade, para alimentar a reforma e garantir o funcionamento dos equipamentos.

museu

A Casa de Máquinas começou a ser construída há 121 anos (Foto Divulgação)

A gerente de Patrimônio Histórico, Melissa Toledo, explica quais são os primeiros passos para a viabilização da reforma.

A Casa de Máquinas esteve em funcionamento pleno até meados da década de 1950, mas o museu só foi inaugurado em 1998. Na edificação, estão as máquinas geradoras de uma empresa inglesa contratada para construir o porto. A arquiteta ressalta que o levantamento é necessário para planejar a obra de reabilitação.

A reestruturação do local prevê ações na casa vermelha, anexa ao complexo portuário, localizada na rua Governador Vitório, esquina com a travessa Vivaldo Lima, no Centro da cidade.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar