Impactos da pandemia – Uma pesquisa da Fecomércio – Federação da Indústria e do Comércio, realizada entre os dias 10 e 14 de janeiro deste ano mostrou que o aumento de casos de covid-19 e influenza impactou a economia local.
Os resultados mostraram que em pelo menos 60% das empresas pesquisadas, o afastamento do colaborador, por motivos de saúde foi o fator que mais impactou. Outros 40% citaram a “Diminuição nas vendas” como principal impacto causado diante do cenário.
O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota explicou que vários aspectos foram avaliados durante o estudo, com o objetivo de descobrir os principais impactos e as perspectivas para os próximos meses.
“As medidas que os empresários apontaram como necessárias para que a gente pudesse atravessar esse momento foram exatamente a existência de linha de crédito, algo muito importante. Outra coisa é que todos os empresários têm que ter o cuidado de fazer suas reduções de custos, avaliar bem o seu negócio, e um terceiro fator sugerido foi a flexibilização das leis trabalhistas, algo que estamos cada dia mais levando aos nossos parlamentares, para essa atualização”, explicou.
Irinilda Oliveira possui uma loja de roupas no Centro de Manaus. Para ela, apesar do movimento fraco, o importante é não apostar em estratégia para driblar a crise.
“O movimento não está bom, mas estamos fazendo de tudo, o importante é não desanimar. Conheço pessoas que fecharam as portas do seu negócio por causa dessa variante e outras que estão pensando em fechar, mas não pode desanimar. A gente corre atrás, abaixa o preço das mercadorias, faz novas promoções, para tentar vender”, disse.
Segundo o vendedor Mike Lopes, já é típico do período que aconteça uma queda no consumo, pois o período de alta nas vendas acontece durante o fim de ano, mas a pandemia acaba sendo um agravante.
“Janeiro e fevereiro costumam ter um movimento fraco mesmo, pós fim de ano. Isso é um fato, por causa das contas… A partir de março melhora. Agora em termos de covid-19, o Centro é o coração de Manaus, onde todo mundo anda, é um agravante na transmissão”, resumiu.
A pesquisa da Fecomércio também mostrou que a expectativa dos comerciantes para os próximos meses está dividida: 34% dos entrevistados ainda vê um “Cenário Preocupante”, 33% esperam um “Cenário Desafiador” e outros 33% avaliam que um “Cenário Positivo e com Aumento nas Vendas” é o que vem pela frente.
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Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar