IMMU implanta novas áreas de espera para motocicletas

Via por onde transita grande quantidade de motocicletas, a avenida Cosme Ferreira, na zona Leste, ganha áreas de espera para motos e bicicletas em seus principais cruzamentos. Essa foi mais uma iniciativa do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), para garantir maior fluidez no trânsito e ainda mais segurança aos condutores, motociclistas e pedestres que utilizam a importante via da capital. As áreas já foram implantadas em dois cruzamentos da Cosme Ferreira e os serviços continuam no trecho a partir da rotatória do Coroado até o bairro São José.

O diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, disse que o espaço para veículos de duas rodas será estendido a outras regiões da capital.

“Estamos oferecendo mais visibilidade e segurança para aqueles que utilizam motocicleta, e as vias que estão recebendo novas sinalizações também irão receber essas áreas de espera para motos. Está prevista a implantação desse espaço na avenida Max Teixeira, importante via da zona Norte da cidade, por exemplo. O objetivo é dar mais segurança, porque as motocicletas, geralmente, são mais rápidas para desenvolver, quando abre o sinal verde, por isso elas devem ficar paradas aí na frente dos veículos”, destacou.

Ainda segundo Guedes, dessa forma, as motos não atrapalham os demais veículos e partem com mais segurança sem prejudicar a circulação.

 “Recebem essas áreas as vias onde há maior número de motocicletas e as principais vias do sistema viário. Além disso, essas áreas de espera são implantadas em locais onde há cruzamento com semáforo”, explicou o diretor de Engenharia do IMMU.

Acidentes

No Brasil, os acidentes no trânsito matam cerca de 1,2 milhão de pessoas por ano. Já no Amazonas, de janeiro a abril deste ano, cerca de 104 pessoas morreram. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas. Segundo a coordenação de Urgência e Emergência da Secretária de Saúde do Amazonas, o aumento das cirurgias é principalmente pela imprudência no trânsito dos motoristas.

Em 2022, mais de 10 mil pessoas deram entrada nas unidades de saúde do estado, vítimas de acidentes de trânsito. Em 2023, de janeiro até abril, o número de ocorrências registradas chega a 3,6 mil pessoas.

Com informações IMMU

Fotos: Karol Silva/IMMU

Leia também: