A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida a Igreja no Brasil a se unir em solidariedade às pessoas em situação de pobreza durante a VIII Jornada Mundial dos Pobres (JMP), que ocorrerá de 10 a 17 de novembro de 2024.
O tema desta edição é “Ouve o meu clamor”, com o lema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (Sir 21, 5). A CNBB incentiva a oração e ações de solidariedade para construir um mundo mais justo e fraterno, conforme o chamado do Papa Francisco, como explica o vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, Padre Alcimar Araújo.
A Cáritas é uma organização internacional de ajuda humanitária e desenvolvimento, vinculada à Igreja Católica, que tem como principal objetivo promover a dignidade humana e o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Seu papel envolve diversas áreas de atuação, com destaque para a ajuda a pessoas em situação de pobreza, fome, exclusão social, desastres naturais e outras crises humanitárias.
No Brasil, a Igreja adotou a Jornada Mundial dos Pobres, estendendo o evento por uma semana para promover reflexão e iniciativas em prol dos empobrecidos.
Material para utilizar nas paróquias, comunidades e áreas misisonárias:
VIII-Jornada-Munidal-dos-Pobres_Circulos Biblicos
VIII-Jornada-Munidal-dos-Pobres24
VIII-Jornada-Munidal-dos-Pobres_Gesto Concreto
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar